2º BIMESTRE
A MESOPOTÂMIA
- Situava-se entre os rios Eufrates e Tigre é conhecida como um dos berços da civilização humana. Localizada no Oriente Médio, atualmente esta histórica região constitui o território do Iraque.
- Há cerca de 4.000 a.C., grupos tribais da Ásia Central e das montanhas da Eurásia chegaram ao local devido às extensas áreas férteis próximas aos rios, fornecendo subsídio para pesca, alimentação e transporte.
- Entre os povos mesopotâmicos podemos citar: os sumérios, os acádios, os amoritas, os assírios e os caldeus.
Os sumérios
- Se estabeleceram ao sul da Mesopotâmia e a maior contribuição deste povo foi a invenção da escrita, inventada por volta de 3000 a. C., recebeu o nome de escrita cuneiforme.
Os acádios
- Conquistaram o território dos sumérios e assimilaram boa parte de sua cultura, estenderam seus domínios em direção ao norte, formando um império Acádio, por volta de 2350 a. C.
Os amoritas
- Invadiram os império Acádio e fundaram a cidade da Babilônia e construíram a Primeiro Império Babilônico, que teve seu período áureo no reinado de Hamurabi (1792-1750 a. C.), que criou um código de leis, o Código Hamurabi.
Os assírios
- O império Assírio abrangia a Mesopotâmia, a Síria, a Palestina, a Fenícia e o Egito, para conservar a unidade, recorriam à guerra para manter seu território.
Os caldeus
- Constituíram um poderoso império: o Segundo Império Babilônico, durante a expansão militar, invadiram a cidade de Jerusalém, levando milhares de judeus como escravos para a Babilônia, em 539 a.C. foram conquistados pelos persas.
***********************************************************
ATIVIDADES - Pág. 51 a 57
1. Explique como era a escrita dos sumérios:
R: Escreviam em tabuinhas de argila úmida, que depois eram colocados ao sol para secar, usavam a ponte de um estilete de extremidade triangular.
2. Cite as principais civilizações desenvolvidas na região da Mesopotâmia:
R: Os sumérios, os acádios, os amoritas, os assírios e os caldeus.
3. Quais foram as principais realizações do governo de Hamurabi?
R: O incentivo à agricultura, a unificação da língua e a religião e a organização de um código de leis, o código de Hamurabi.
4. Qual era a característica principal dos assírios?
R: Recorriam à guerra para defender seu território, nesse processo, se aperfeiçoaram como guerreiros.
5. Cite as principais atividades econômicas dos povos mesopotâmicos:
R: A agricultura, a criação de animais, o artesanato e o comércio.
6. Como era a religião dos mesopotâmicos?
R: Eram politeístas e os seus deus possuíam formas e sentimentos humanos.
7. Explique como era a sociedade mesopotâmicas:
R: Eram hierarquizadas e marcadas pela desigualdade, de um lado a realeza, os sacerdotes, os altos funcionários e os grandes comerciantes, de outro, os escravos e os trabalhadores livres do campo e das cidades.
********************************************************
A CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA
- Teve início por volta de 5000 anos a.C. as margens do rio Nilo, deram início a prática da agricultura e do pastoreio.
- Criaram um calendário que dividia o ano em três estações: período das cheias, da semeadura e da colheita.
- O território do Egito Antigo estava dividido em duas partes: Alto Egito, localizado ao sul, e o Baixo Egito, situado ao norte, que permaneceu até 3100 a.C., onde houve a unificação e a fundação do Império Egípcio.
- A história política do Império Egípcio está dividida em três períodos:
O Antigo Império: foi um período de relativa estabilidade econômica e de prosperidade econômica, foram construídas colossais pirâmides na cidade Gizé: Quéops, Quéfren e Miquerinos.
O Médio Império: Os faraós desse período incentivaram a atividade cultural e econômica, intensificando seu comércio com a Núbia. A disputa de poder pelos próprios egípcios enfraqueceram o Estado, que facilitou a invasão dos hicsos, que os dominou por cerca de 170 anos.
O Novo Império: se iniciou com a vitória sobre os hicsos e a reunificação do Egito, neste período formou-se um exército poderoso, conquistando a Núbia, a Fenícia, a Palestina e a Síria.
- A reação dos povos dominados e as disputas internas levaram ao enfraquecimento do Estado que, em 525 a.C., foi conquistado pelos persas. e depois dominados por vários outros povos.
- Somente em 1922, o Egito voltou a ser independente.
*******************************************************
ATIVIDADES - Pag. 63 a 65
1. Explique como era o calendário criado pelos Egípcios:
R: Dividia o ano em três estações de quatro meses: período das cheias, da semeadura e da colheita
2. Como estava dividido o Egito Antigo, antes de se tornar um Império:
R: Alto Egito, localizado ao sul, e Baixo Egito, situado no norte.
3. Explique como foi o início da civilização egípcia:
R: Por volta de 5000 a.C., os aprenderam a canalizar e direcionar as águas desse rio e deram início á prática da agricultura e do pastoreio em volta de suas aldeias.
4. Como foi a política e a economia durante o Antigo Império?
R: Foi um período de relativa estabilidade política e de prosperidade econômica.
5.Qual foi a consequência das disputas pelo poder pelos próprios egípcios no Médio Império?
R: Facilitou a penetração dos hicsos, um povo da Ásia Central, que invadiu o Egito por volta de 1570 a. C. e o dominou por cerca de 170 anos.
6. Quais foram os territórios conquistados pelos egípcios no Novo Império?
R: Conquistaram o Reino Kush, na Núbia, ao sul, a Fenícia, a Palestina e a Síria, a nordeste, e estenderam seu domínio até o rio Eufrates, na Mesopotâmia, a leste.
7. Cite as pirâmides que foram construídas no Antigo Império, na cidade de Gizé:
R: Quéops, Quéfren e Miquerinos.
**************************************************
3º BIMESTRE
A CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA
A vida Social
- Era uma sociedade sem mobilidade social, o indivíduo nascia e morria dentro do mesmo grupo social.
O faraó: era a maior autoridade administrativa, religiosa e militar do império. Era também o dono de quase todas a terras e recebia os impostos.
Altos funcionários e sacerdotes: estavam abaixo do faraó, eram o vizir e os escribas.
- O vizir supervisionava a polícia, a justiça e a cobrança de impostos.
- Os escribas registravam os impostos arrecadados, as áreas cultivadas, a colheita e os rebanhos.
Os artesãos, comerciantes, militares, camponeses e escravos completavam a sociedade egípcia, e faziam parte das camadas mais baixas.
A religião: eram politeístas, e seus deuses tinham forma humana e animal, cultuavam o sol com o nome de Rá.
- Acreditavam que, ao morrer, todo indivíduo devia comparecer, ao Tribunal de Osíris para ser julgado, se fosse salvo retornaria um dia ao corpo mumificado.
As ciências: dominaram o conhecimento da medicina e na astronomia criaram o calendário solar de 365 dias divididos em 12 meses de 30 dias, mais cinco dias de festa.
ATIVIDADES Pág. 65 a 70
- Quem era o faraó na sociedade egípcia?
R: Era a maior autoridade administrativa, religiosa e militar do império.
- Como era a hierarquia social dos egípcios?
R: Abaixo do faraó estavam os altos funcionários e sacerdotes; os artesãos, comerciantes e militares; os camponeses e escravos.
- Qual era a função do vizir e dos escribas na sociedade egípcia?
R: O vizir supervisionava a polícia, a justiça e a cobrança de impostos, já os escribas registravam os impostos arrecadados, as áreas cultivadas, o volume da colheita e os rebanhos.
- Explique como era a religião dos egípcios:
R: Eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses que tinham forma humana e animal.
- Quais eram os objetivos das ciências egípcias e em que áreas eles se destacaram?
R: Buscavam resolver problemas práticos, como calcular a área de uma construção, prever as cheia do Nilo e a cura de doenças. Se destacaram na Matemática, Medicina e Astronomia.
- Explique a função dos camponeses na sociedade egípcia:
R: Eles trabalhavam nas propriedades dos faraós, dos sacerdotes e dos altos funcionários públicos, fazendo todo tipo de serviço.
- Qual era a principal atividade econômica do Egito Antigo?
R: A atividade econômica que ocupava a maior parte das pessoas no Egito Antigo era a agricultura.
- Qual era a função dos escravos na sociedade egípcia?
R: Eram utilizados em serviços pesados como o trabalho em pedreiras, nas minas e na construção de grandes obras, como as pirâmides.
**********************************************
OS HEBREUS
A Bíblia é a referência para entendermos a história deste povo, seus cinco primeiros livros: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
História política: os hebreus viviam do pastoreio nas proximidades da cidade de Ur, na Mesopotâmia, por volta de 1800 a.C., Deus chamou Abraão, sua gente e seu rebanho, e conduziu para uma terra prometida, em Canaã, na Palestina.
Na Palestina, os hebreus aliaram o pastoreio à pratica da agricultura, as famílias em clãs, cujos chefes eram chamados de patriarcas.
Os hebreus no Egito: durantes um longo período de seca e fome, os hebreus foram forçados a emigrar para o Egito, tendo um período de prosperidade, e depois a partir de 1550 a.C., foram escravizados pelos faraós egípcios.
Depois de um longo período de cativeiro, os hebreus abandonam o Egito e retornam à Palestina (êxodo), conduzidos por um líder, chamado Moisés.
Religião e cultura: os hebreus foram os primeiros povos a terem uma religião monoteísta, a ideia hebraica de Deus marcou muito a civilização ocidental.
O judaísmo é baseado na Bíblia judaica e a obediência a uma moral rígida, que interfere profundamente no cotidiano de seus seguidores.
ATIVIDADES - Pág. 81 a 86
- Qual é a fonte histórica mais usada pelos historiadores para o estudo do hebreus?
R: É a primeira parte da Bíblia, composta de cinco livros: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
- Explique como foi a origem dos hebreus:
R: Os hebreus viviam do pastoreio nas proximidades da cidade Ur, na Mesopotâmia, certo dia, por volta de 1800 a.C., Deus confiou ao pastor Abraão a missão de conduzir seu povo, estabelecendo-se em Canaã, na Palestina.
- Como foi a disputa dos hebreus pela Palestina com outros povos?
R: Chegando à Palestina, os hebreus travaram uma luta árdua e prolongada contra outros povos lá estabelecidos, como os cananeus e filisteus.
- Com a morte de Salomão, em 930 a.C., como ficou a divisão dos hebreus?
R: A divisão do reino em duas unidades: Reino de Israel, formado por 10 tribos e com capital em Samaria, e Reino de Judá, composto de duas tribos, com capital em Jerusalém.
- Como era a religião dos hebreus?
R: Era o monoteísmo ético, a crença em um único Deus.
- Explique como eram as atividades econômicas dos hebreus na Palestina:
R: Os hebreus aliaram os pastoreio à prática da agricultura.
- Quem foram os primeiros patriarcas dos hebreus na Palestina?
R: Abraão, Isaac e Jacó.
- Explique como foi a saída dos hebreus do Egito:
R: Depois de longo período de cativeiro, liderados pelo patriarca Moisés, os hebreus se rebelaram, abandonaram o Egito e retornaram à Palestina.
- Dê o significado dos seguintes termos:
a.) Êxodo:
R: Saída em massa dos hebreus do Egito.
b.) Diáspora:
R: Dispersão dos judeus pelo mundo
c.) Monoteísmo ético:
R: A crença de que Deus exige de seus seguidores a obediência a uma moral rígida.
**********************************************
OS FENÍCIOS E OS PERSAS
Os Fenícios.
- Ocupavam um grande território situado entre as montanhas do Líbano e o Mar Mediterrâneo. Eram grandes navegadores, desenvolvendo-se no comércio marítimo.
Atividades econômicas: além do comércio, criavam gado e cultivavam trigo, videiras e oliveiras. Das florestas extraiam o cedro para fazer navios resistentes.
As cidades-Estado fenícias: A Fenícia nunca se tornou um reino ou império, viviam em cidades independentes uma das outras. As mais importantes foram: Biblos, Sidon e Tiro.
A invenção do alfabeto: por volta de 1100 a. C., os fenícios buscando facilitar o comércio e a comunicação, desenvolveram o alfabeto com 22 sinais consonantes, cada um deles correspondendo a um som, e não a idéia ou palavra. Os gregos acrescentavam a elas as vogais.
Os Persas.
- A Pérsia localizava-se entre o mar Cáspio, ao norte, e o Golfo Pérsico ao sul. Esta civilização estabeleceu-se no território por volta de 550 a.C. O rei persa Ciro, o Grande, venceu os medos e impôs o seu domínio.
O processo de expansão iniciado por Ciro foi continuado pela ação do imperador Dario I, que dominou as planícies do rio Indo e a Trácia.
Atividades econômicas: era o comércio, a agricultura e o artesanato de madeira, bronze e metais preciosos.
Religião: era o zoroastrismo, que baseava-se na crença de que o mundo é um palco de uma luta permanente entre bem (o deus Ahura Mazda) e o mal (o deus Arimã).
Em 313 a. C., o Império Persa foi conquistado por Alexandre, o Grande da Macedônia.
ATIVIDADES - Pág. 87 a 91
- Quais eram as atividades econômicas praticas pelos fenícios?
R: Criavam gado e cultivavam trigo, videira e oliveiras, das florestas extraiam o cedro, madeira resistente, que usavam para fazer navios resistentes, além do comércio.
- Como era a organização político-administrativo dos fenícios?
R: Viviam em cidades-Estado, que possuíam um governo independente, formado por um rei, auxiliado por um conselho de mercadores ou armadores.
- Explique como o alfabeto inventado pelos fenícios serviu de base para o que usamos hoje:
R: As 22 letras do alfabeto fenício eram consoantes, os gregos acrescentaram a elas as vogais, assim o alfabeto fenício serviu de base para o grego, que deu origem ao latino, no qual se baseia o alfabeto que usamos atualmente.
- Como foi formado o Império Persa?
R: Por volta de 550 a. C., no entanto, o rei persa Ciro, o Grande, venceu os medos e impôs domínio aos habitantes do Planalto do Irã, fundando assim o Império Persa.
- Como era o comércio praticado pelos fenícios?
R: Comerciavam com suas colônias produtos próprios, como toras de cedro, jóias, vidros e tecidos de algodão, bem como produtos de outros povos, como papiro, vasos e azeite.
6. Explique como foi a administração de Dario I no Império Persa:
R: Para controlar um território gigantesco e caracterizado por enorme diversidades étnica e cultural, Dario I dividiu o Império Persa em províncias chamadas satrapias e nomeou um administrador para cada uma delas.
7. Como era a religião dos Persas?
R: Desenvolveram uma religião como características próprias, essa religião é o zoroastrismo.
8. Que tipo de artesanato os fenícios desenvolviam?
R: Confeccionavam jóias, perfumes e artefatos de pedras, vidro, cerâmica, metal e marfim, os tecidos decorativos e as estátuas de madeira.
9. Quais eram as cidades-Estado mais importantes da Fenícia?
R: Biblos, Sidon e Tiro
********************************************
4º BIMESTRE
A GRÉCIA ANTIGA
Situada na península Balcânica, a partir do século XX a.C. a Grécia Antiga foi ocupada pelos aqueus, eólios, jônios e dórios.
A Grécia Antiga não constituía um Estado unificado. Era composta por cidades-Estado (as póleis) que tinham em comum a língua e a cultura. Cada pólis tinha sua própria estrutura política, sua forma de governo e seus deuses.
No século VIII a.C., os gregos fundaram diversas colônias em vários lugares do Mediterrâneo. Por volta do século V a.C., as cidades-Estado mais importantes da Grécia eram Atenas e Esparta.
Atenas: era a polis mais poderosa da Grécia. A sociedade ateniense ficou conhecida pelo desenvolvimento da democracia, bem como das artes e do pensamento humano.
Esparta: a sociedade espartana ficou conhecida por sua belicosidade, bem como por seu preparo militar. Os espartanos eram educados para a guerra, e eram pessoas diretas e poucas palavras.
A sociedade grega: era marcada por profundas desigualdades sociais. Embora houvesse uma diferenciação na organização social de cada cidade-estado, no geral quase todas seguiam certo padrão.
- Em Atenas por exemplo, a sociedade estava dividida em: os cidadãos, os estrangeiros e os escravos.
- Os homens livres e nascidos nas cidades-estados eram proprietários de terras, formavam a aristocracia rural, e possuíam uma boa condição econômica e social.
Economia da Grécia Antiga: A economia dos gregos baseava-se no cultivo de oliveiras, trigo e vinhedos. O artesanato grego, com destaque para a cerâmica, teve grande a aceitação no Mar Mediterrâneo.
- Com o comércio marítimo os gregos alcançaram grande desenvolvimento, chegando até mesmo a cunhar moedas de metal.
- Os escravos, devedores ou prisioneiros de guerras foram utilizados como mão-de-obra na Grécia. Constituíam a maioria da população e revoltava-se com frequência.
ATIVIDADES Pág. 111 a 120
- Quais eram as atividades econômicas dos cretenses?
R: dedicavam-se ao cultivo de cereais e olivas, à criação de bois, porcos e cabras e à pesca.
- Explique como foi o início da civilização micênica:
R: Inicialmente os aqueus ocuparam o sul da Grécia e fundaram várias cidades, sendo Micenas a principal delas, daí o nome da à sua civilização.
- Quais eram o principais órgãos e suas funções da democracia ateniense?
R: Assembleia do Povo (Eclésia): que votava as leis, escolhia os magistrados, decidia em que gastar o dinheiro público. Conselho dos Quinhentos (boulè): formado por 500 cidadãos escollhidos por sorteio anualmente, sua função era preparar os projetos para serem votados pela Eclésia.
4. Explique como era uma cidade-Estado da Grécia Antiga:
R: Era uma área geográfica e política independente, cada cidade possuía seu governo, sua moeda e seus deuses.
- Quais eram os principais grupos sociais em Esparta?
R: Os espartanos, os periecos e os hilotas.
- Qual eram os principais aspectos que diferenciavam Atenas e Esparta?
R: Enquanto Atenas teve sua história marcada pela proximidade com o mar e por uma produção cultural intensa, Esparta situava-se no interior, rodeada por montanhas e voltada basicamente para a vida militar.
- Explique como era a democracia grega:
R: Era direta e aberta à participação de todos cidadãos, o cidadão comparecia na Ágora para discutir e votar: erguia o braço para dizer sim e mantinha-o junto ao corpo, para dizer não.
- Como foi a colonização grega entre 750 e 550 a. C.?
R: Os gregos se espalharam pelo mar Mediterrâneo e fundaram mais de 150 colônias, essa expansão difundiu a civilização grega do mar Negro ao Estreito de Gilbraltar.
- Explique as funções dos órgãos administrativos na política em Esparta:
a.) Gerúsia:
R: Os gerontes propunham leis, julgavam causas, decidiam pela paz ou pela guerra.
b.) Eforato:
R: Era responsável pela educação, pela mobilização de tropas e além disso, podia convocar a Gerúsia e a Apela.