Crie seu próprio Site Grátis! Templates em HTML5 e Flash, Galerias em 2D e 3D, Widgets, Publicação do Site e muito mais!
PROFESSOR JOÃO BATISTA
nation2.com  



 

 

 

 

 






Total de visitas: 106905

7º ANO

 

 

 

 

 

 

Formação do territorio brasileiro

 

            O Brasil é o 5° maior país do mundo em extensão territorial, com uma área de 8.514.876 km².

            A sua formação resultou de um longo processo de conquistas de terras, iniciado pelos portugueses a partir de 1500, que foram se apropriando das terras que hoje constituem o Brasil, em que viviam cerca de 4 milhões de pessoas, que foram chamados pelos europeus de indígenas.

Os limites territoriais

            Os atuais limites do território brasileiro começaram a ser definidos já em 1494, com o Tratado de Tordesilhas, um acordo feito entre portugueses e espanhóis em relação às terras descobertas.

            Em 1532, a Cora portuguesa organizou o território, dividindo-o em capitanias hereditárias, que eram lotes de terras doadas pelo rei de Portugal. Como os portugueses não conheciam muito bem o território, as fronteiras ainda não estavam definidas.

Expansão territorial

            O território inicialmente traçado pelos portugueses teve uma grande expansão, ultrapassando a linha de Tordesilhas.

Os fatores que contribuíram para a ocupação e expansão do território brasileiro foram:

·         A atuação dos bandeirantes

·         O papel dos jesuítas

·         A exploração econômica do território.



Atividades de pesquisa

 

1. A partir do sec. XVII, como se deu a expansão do povoamento no território brasileiro?

R: Acompanhou a produção de cana-de-açúcar no nordeste, a pecuária em direção ao interior e a busca pelas drogas do sertão, na Amazônia.

 

2. Por que os limites do território brasileiro começou a ser definido a partir de 1494?

R: Pelo Tratado de Tordesilhas, acordo feito entre portugueses e espanhóis que dividiam entre si as terras descobertas e as que viessem ser conquistadas.

 


3.  Como ocorreu a formação do Brasil, a partir de 1500?

R: Os colonizadores portugueses foram se apropriando das terras e conquistando a área em que viviam os indígenas.

 

4.  Por que foi importante na expansão territorial do Brasil, a atuação dos bandeirantes?

R: Porque eles formavam grupos e partiam em direção ao interior do território, com o objetivo de capturar índios e explorar ouro e pedras preciosas.




    5. O que estabeleceu o Tratado de Madri, assinado por Espanha e Portugal em 1750?

R: Esse tratado levou em conta o principio de usucapião, fazendo com que as terras ocupadas por Portugal passassem a lhe pertencer.

 

 ******************************

 

LOCALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO



O planeta terra pode ser representado por um globo terrestre e pelo planisfério. No globo terrestre e no planisfério foram traçadas linhas ou círculos, que são os paralelos e os meridianos.

 

O maior círculo da terra chama-se Equador, dividindo a terra em duas partes iguais chamados de hemisférios norte e sul.

No espaço, o Brasil é formado por elementos físicos (naturais), econômicos, sociais e humanos. Para que possamos nos sentir verdadeiros cidadãos devemos conhecer todos os aspectos que ocupamos. Só assim, podemos nos posicionar e propor mudanças para uma sociedade mais justa e fraterna.

 

O Brasil está localizado inteiramente no hemisfério Ocidental, isto é, localiza-se a oeste do meridiano de Greenwich. De acordo com a linha do equador, a maior parte de suas terras encontra-se no hemisfério sul.

Devido a esta posição geográfica, predominam aqui climas quentes (tropicais e equatoriais), favoráveis á agricultura e a pecuária. O Brasil é banhado por um extenso litoral: o Oceano Atlântico.

 

A grande extensão do território brasileiro no sentido leste-oeste faz com que o país seja abrangido por quatro fusos horários diferentes. A hora oficial do Brasil é a do fuso horário onde esta situada a cidade de Brasília.


 

ATIVIDADES DE PESQUISA

 

1.      Qual é a localização do Brasil em relação ao Meridiano de Greenwich?

R: A terras brasileiras estão totalmente localizadas no Hemisfério Oeste ou Ocidental.

 

2.      Explique o que é paisagem natural:

R: Paisagem em que predominam elementos naturais, tais como rios, florestas, montanhas, etc., ainda não modificados pelo homem.

 

3.      Qual é a zona térmica predominante em relação ao clima do Brasil?

R: O Brasil tem a maior parte de seu território situado na zona térmica intertropical, compreendida entre os Trópicos de Câncer e de Capricórnio.

 

4.      Qual é a localização do Brasil em relação às terras emersas no globo terrestre?

R: O Brasil está localizado no Continente Americano, onde ocupa grande parte da porção sul, chamada América do Sul.

 

5.      Qual é a razão do Brasil ser abrangido por quatro fusos horários?

R: Pela grande extensão do território brasileiro no sentido leste-oeste.

 

6.      A grande extensão no sentido norte-sul do Brasil, influencia na paisagem natural?

R: Sim, influencia com climas e vegetações diferenciadas, ocorrendo no sul temperaturas mais baixas e no nordeste climas mais quentes.

 

*******************************

 

REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO

 

            Regionalizar é delimitar áreas, seja de um estado, um país, um continente ou mesmo o mundo, com características semelhantes, onde cada uma dessas áreas é denominada de região.

            A regionalização de uma área ocorre com base em diferentes critérios, de acordo com os objetivos e interesses de quem o divide. Os critérios adotados podem ser naturais, históricos, culturais, políticos, sociais ou econômicos.

            A regionalização ocorre para descentralizar a administração, e assim, planejar melhor as ações governamentais.

            O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), órgão criado para coletar dados sobre o nosso país, já realizou diversas regionalização do território brasileiro.

            Estudaremos o Brasil dividido em cinco grandes regiões, para que possamos estudar com mais detalhes cada porção do território brasileiro, sem esquecer que cada região é parte de um território maios e com ele se integra e se relaciona.

 

*************************

 

Atividade de pesquisa



1.      O que é regionalizar?

R: É delimitar áreas, seja de um estado, um país, um continente ou mesmo do mundo, reunindo características semelhantes.

 

2.      Quais são as regiões do Brasil, segundo Milton Santos?

R: Região Amazônica, Nordeste, Centro- Oeste e Concentrada.

 

3.      Por que é utilizada a regionalização?

R: Para descentralizar a administração e assim, planeja melhor as ações governamentais.

 

4.      Como está dividida a cidade de Ribeirão Claro?

R: Centro, Vila Carlos Storti, Vila Gavioli, Vila Giacóia etc.

 

******************************  


BRASIL: REGIÕES POLÍTICAS REGIONAIS

 

            Para dividir o Brasil em cinco grandes regiões, o IBGE agrupou os estados de acordo com os aspectos naturais, sociais e econômicos: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

            Além, da regionalização oficial do IBGE, outra bastante conhecida e utilizada é a divisão do território brasileiro em regiões geoeconômicas: o Nordeste, a Amazônia e o Centro-Sul.

 O Nordeste: da colonização ate meados do sec. XVIII o nordeste sua importância política e econômica, depois teve sua importância diminuída.

Apesar do recente aumento de pólos industriais e turísticos e da utilização da agricultura irrigada em áreas secas, não houve melhoria no quadro social nordestino, pois a pobreza continua atingindo a maioria da população.

 A Amazônia: o aspecto natural que define o complexo regional da Amazônia é a Floresta Amazônica, tendo uma ocupação bastante tardia em relação às demais regiões. Foi criada a Zona Franca de Manaus, onde se desenvolveu um pólo industrial de bens de consumo duráveis, principalmente eletro-eletrônicos.

A ocupação da região provocou a devastação da floresta, não levando em conta a presença dos povos indígenas e dos ribeirinhos, os chamados “povos da floresta”.

 O Centro-Sul: é o complexo regional de maior importância política e econômica do país, concentrando a maior parte da produção e riquezas do país e também a maior concentração populacional. Nesta região se localizam importantes portos, aeroportos, sedes de importantes empresas. No entanto, há muita violência urbana e parte da população vive na miséria em periferias das grandes cidades. 

ATIVIDADES DE PESQUISA

 

 1.  Como foi a primeira regionalização do Brasil na década de 1940?

R: Dividia o Brasil nas regiões: Norte, Nordeste, Este, Centro e Sul, delimitando as regiões de acordo com suas características naturais.

 

2.  Como está dividido o Brasil, pela regionalização geoeconômica?

R: O Nordeste, A Amazônica e o Centro-Sul.

 

3.  Como é a realidade social e econômica da região Nordeste hoje?

R: Apesar do recente aumento de pólos industriais, turísticos e agricultura irrigada, não houve grande melhoria no quadro social nordestino.

 

4.   Quais foram às conseqüências com a ocupação da Amazônia?

R: Provocaram a devastação da floresta, não levando em conta a presença dos povos indígenas e dos ribeirinhos, os chamados “povos da floresta”.

 

5.   Por que a região Centro-Sul é a mais importante do país?

R: Porque concentra a maior parte da população, da produção industrial e da agropecuária nacionais.

 

6.   Quais são os objetivos das políticas regionais do Brasil?

R: Diminuir as desigualdades socioeconômicas existentes entre as regiões brasileiras e estimular o desenvolvimento regional.

 

**********************************

 

 BRASIL: POPULAÇÃO



            O censo demográfico é uma pesquisa sobre a população, que possibilita conhecermos varias informações, tais como o número de habitantes, o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas e o trabalho que  realizam.

             Os dados obtidos são utilizados pelos governos em seus planejamentos e destinação de verbas para educação, habitação, saúde, saneamento básico e previdência social.

             Apesar de ter uma população bastante numerosa, cerca de 183,9 milhões de habitantes (estimativa de 2007), o Brasil não está entre os países mais povoados, isso ocorre pela sua grande extensão territorial, o que resulta numa baixa densidade demográfica.

 Distribuição da população pelo território

             A população brasileira está distribuída da maneia desigual, a conseqüência disso é que há regiões onde se aglomeram muitas pessoas e outras em que o número de habitantes é muito pequeno, isso reflete a desigualdade econômica entre as regiões, pois as que apresentam maiores e melhores oportunidades de trabalho e condições de vida, são onde as pessoas procuram se estabelecer.

             A região Sudeste é a mais povoada, e por isso apresenta a maior densidade demográfica, 78 hab/km², já a região Norte é a menos povoada, com uma densidade demográfica em torno de 3 hab/km².

 

 ATIVIDADES DE PESQUISA 


1.  Em que década a população brasileira ultrapassou os 100 milhões de habitantes?

R: A população brasileira ultrapassou os 100 milhões de habitantes em 1980.

 

2.  Que país e mais povoado: o Brasil ou o Japão? E qual é mais populoso?

R: O mais povoado é o Japão, e o mais populoso é o Brasil.

 

3.  O que aconteceu, numericamente, com a população brasileira, entre os anos de 1940 e 2000?

R: A população brasileira quadriplicou o seu número.

 

4.  Que estados brasileiros têm mais de 10 milhões de habitantes? Relacione-os indicando as regiões às quais pertencem, confira no mapa da pag. 31.

R: Bahia (Nordeste); Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro (Sudeste); Rio Grande do Sul (Sul). 


5.  Agora faça o mesmo com os estados brasileiros menos populosos.

R: Roraima, Amapá, Acre, Rondônia, Tocantins (Norte) e Sergipe (Nordeste).

 

6.  De acordo com o mapa, qual é o número de habitantes do estado onde você mora?

R: A população do Paraná pelos dados do censo 2000 era de 9,5 milhões de habitantes, hoje já aproxima dos 10,5 milhões.

 

*****************************

CRESCIMENTO POPULACIONAL NO BRASIL

 

            A população brasileira esta crescendo em um ritmo mais lento que a cerca de 40 anos atrás, na década de 1960, os casais tinham em media 6 filhos, hoje a media é de 2 filhos por casais.

            O motivo da menor taxa de natalidade pode ser explicado pelos seguintes fatores:

·        A mulher passou a trabalhar fora de casa

·        Informações sobre os métodos contraceptivos

·       O planejamento familiar passou a ser uma pratica entre os casais.

·       A população a partir da década de 1970 passou a ser a maioria urbana.

 A partir de 1970 houve um declínio das taxas de mortalidade infantil. O resultado foi um aumento da expectativa de vida e do numero de idosos.

 

Pirâmide etária: é um tipo de gráfico que representa os dados sobre o crescimento da população masculina e feminina, por idades.

             Para analisar os dados apresentados numa pirâmide etária, devemos saber que:

·         As faixas etárias iniciam-se com as crianças e jovens na base do gráfico.

·         No topo do gráfico estão os adultos e idosos.

·         Do lado esquerdo do gráfico mostra os dados da população masculina e do lado direito a população feminina.

 Ao comparar a pirâmide etária do Brasil de 1980 com a de 2000, verificamos que o número de jovens sofreu um declínio, em contrapartida aumentou o número de idosos entre a população.

 

*********************************

 

ATIVIDADES DE PESQUISA



1.  Explique o que é uma pirâmide etária:

R: É um tipo de gráfico que representa os dados sobre o crescimento da população masculina e feminina, por idades.

 

2. O que são os métodos contraceptivos?

R: São métodos usados para se evitar a gravidez, tais como pílulas anticoncepcionais e camisinhas.

 

3  Cite dois motivos que explicam ocorrer hoje no Brasil, uma menor taxa de natalidade:

R: A mulher passou a trabalhar fora de casa e informações sobre os métodos contraceptivos.

 

4. O que podemos observar, analisando as pirâmides de 1980 e de 2000 do Brasil?

R: Houve uma diminuição do número de crianças e jovens, e ocorreu um aumento da população de adultos e idosos.

 

5  Quais são os fatores que levaram a ocorrer uma queda de mortalidade infantil no Brasil a partir de 1970?

R: Devido a avanços na medicina, melhores condições de higiene pública, como: coleta de lixo, ampliação da rede de água encanada, coleta e tratamento de esgoto, campanhas de saúde, como as de erradicação de dengue e de vacinação infantil.

 

6. Quantas pessoas que compõe a sua família? Descreva: pai, mãe, irmãos, avós etc.



********************************



A DIVERSIDADE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

 

            A influência de vários grupos étnicos, os povos indígenas, africanos, europeus e asiáticos fazem com que a população do nosso país seja bastante diversificada. Essa diversidade aparece nas características culturais tais como língua, religião, música, hábitos alimentares, e também na aparência físicas das pessoas, como a cor da pele, dos cabelos, estatura etc.

 

Os povos indígenas: foram os primeiros habitantes do nosso território, antes da chegada dos colonizadores europeus no séc. XVI. Cada grupo vivia com sua organização social, tradições, crenças, línguas e costumes.

            Os indígenas influenciaram hábitos na população não-indígena, tais como banhar-se todos os dias, usar redes e consumir mandioca. Hoje os indígenas enfrentam problemas na demarcação de suas terras, com invasões que geram conflitos com não-indígenas, outros vivem nas cidades em condições de vida precárias.

 Os povos africanos: pertenciam a vários grupos étnicos, vindos de varias regiões da África, e representavam numericamente boa parte do total da população no período da colonização do Brasil. Aproximadamente 4 milhões de africanos foram trazidos para trabalhar como escravos no Brasil, entre os sec. XVI e XIX.

            Os povos africanos influenciaram muitos aspectos da cultura brasileira, tais como a música, a religiosidade, a dança e a comida. Ex. a feijoada e o samba.

 

A imigração para o Brasil: a imigração para o Brasil se deu principalmente entre o séc. XIX e XX, quando vieram os europeus (principalmente portugueses, italianos, espanhóis e alemães) e os asiáticos (sírios, libaneses, japoneses, entre outros).

            Nas regiões do Brasil onde esses imigrantes se estabeleceram, podemos notar influencias em diversos elementos culturais, principalmente nos costumes e até mesmo na arquitetura.



 ********************************


4º BIMESTRE




A ECONOMIA DO SUDESTE




As atividades industriais

 

  •   O Sudeste é a região mais importante do país, do ponto de vista econômico, pois é a região mais industrializada e de maior concentração de riquezas.

 

  •  O parque industrial é bastante diversificado, podendo-se verificar a presença de todos os tipos de indústria: de transformação, extrativa e da construção.

 

OS TECNOPOLOS

 

•  São os centros de alta tecnologia, de pesquisa científica e tecnológica, como as universidades e os institutos de pesquisa, visando o crescimento científico e da produção industrial.

 

O SETOR TERCIÁRIO

 

• O setor terciário (comércio e serviços) é o responsável por mais da metade do PIB produzido no Sudeste.

 

O SETOR FINANCEIRO

 

•  No Sudeste estão concentradas empresas de vários ramos de atividades.

 

•  São Paulo é o maior centro financeiro do país, com as sedes dos bancos nacionais e estrangeiros e  Bolsa de Valores.

 

O ESPAÇO AGRÁRIO DO SUDESTE

 

  • A agricultura: utiliza elevadas tecnologias de produção, pelo preparo do solo, uso de fertilizantes químicos e agrotóxicos, e diversificação da produção.

 

  •  A pecuária: tem o 2º maior re-banho bovino do país, e é desenvolvida de forma intensiva, com espécies selecionadas e vacinadas, garantindo alta produtividade.

 

           O EXTRATIVISMO

 

  • Petróleo: o Rio de Janeiro é o estado cuja plataforma continental responde por cerca de 80% de todo petróleo produzido no país. O Sudeste concentra o maior numero de refinarias de Petróleo do país.

 

  • Minério de ferro: é encontrado no Estado de Minas Gerais, o chamado “Quadrilátero Ferrífero” onde é extraído pela Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), abastecendo o mercado interno e externo.

 

  

ATIVIDADES DE PESQUISA  
 

1.  Cite três atividades comerciais do setor terciário desenvolvidas no Sudeste:

R: Um grande número de shopping centers, empresas de importação e exportação e inúmeros centros comerciais.

 

2.  Explique como é a pecuária da Região Sudeste:

R: É desenvolvida de forma intensiva, com espécies selecionadas e vacinadas, garantindo alta produtividade.

 

3.  Qual é a importância das vias de circulação para a economia do Sudeste?

R: porque por elas é feita a distribuição de bem manufaturados, de tecnologia avançada e de investimentos para as demais regiões do Brasil.

 

4. Explique como são as atividades industriais na Região Sudeste?

R: O parque industrial é bastante diversificado, podendo-se verificar a presença de todos os tipos de indústria: de transformação, extrativa e da construção.

 

5.  Quais são os recursos minerais encontrados no Sudeste?

 R: Jazidas de níquel, cobre, prata, cromo, zinco, calcário, chumbo, urânio, cassiterita, manganês, bauxita, diamante, ouro, entre outros minerais.

 

6.  Explique como é a a gricultura desenvolvida no Sudeste:

R: Utiliza elevadas tecnologias de produção, pelo preparo do solo, uso de fertilizantes químicos e agrotóxicos, e diversificação da produção.

 

7.   Que tipo de empresas prestadoras de serviços, estão concentradas no Sudeste?

R: Nos ramos de educação, saúde, telecomunicações, informática, publicidade, turismo, setor financeiro etc.


 ***************************************

 

A REGIÃO SUL


Aspectos físicos


  • O Clima: está localizada ao sul do Trópico de Capricórnio, na zona temperada, dominada pelo Clima Subtropical.

 

  • As temperaturas médias estão entre 14 e 20º C. A Região Sul é a mais fria do país, onde podem ocorrer geadas e nevascas em épocas de inverno rigoroso.

 

  • A vegetação: A Mata das Araucárias ou Mata dos Pinhais e a Mata Atlântica recobria grandes áreas da Região Sul.
  • O processo de colonização reduziu essas áreas, colocando em seu lugar fazendas agrícolas e cidades.

 

  • Atualmente, ainda há grandes áreas dominadas pelos Campos, formações herbáceas, principalmente de gramíneas, que recobrem os pampas gaúchos, são áreas de altitudes inferiores a 400 metros. São regiões favoráveis à criação de gado.

 

  • O Relevo: é caracterizado pela presença de serras, ou seja, áreas de planaltos. Nessas elevações estão localizadas as nascentes dos grandes rios da região.

 

  • A hidrografia: a Região Sul é banhada por três Bacias Hidrográficas: do Rio Paraná, do Uruguai e do Sudeste.
  • Os rios da região são aproveitados para navegação, irrigação da agricultura, abastecimento urbano e geração de energia.

 



 

 

 




 

 

Criar um Site Grátis    |    Crear una Página Web Gratis    |    Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net